
DataCamp
Os problemas envolvendo caixas e probabilidades condicionais se tornaram famosos e frutos de muita diversão no século XIX. Este é mais um famoso problema de probabilidade proposto por Joseph Bertrand no ano de 1889 e conhecido como "A Caixa de Bertrand". Com a liberdade poética a nós permitida, esta é uma versão do problema de Bertrand protagonizado pela aventureira Eva Solferino que deseja encontrar as famosas Pérolas Gêmeas.
Uma grande aventureira, Eva Solferino, está diante de um grande dilema. Ela passou grande parte da sua vida procurando as valiosas Pérolas Gêmeas e finalmente as encontrou. Existe um pequeno problema: ela sabe que estão guardadas em um dos três porta-joias encontrados, mas quando abre a primeira gaveta de um dos porta-joias ela encontra o que parece ser uma das Pérolas Gêmeas e uma carta bastante antiga com os seguintes dizeres:
Caro aventureiro,
Você está perto de obter as desejadas Pérolas Gêmeas. Um dos porta-joias à sua frente possui as Pérolas Gêmeas, sendo uma em cada gaveta. Outro contém uma pérola falsa em uma das gavetas e um pedaço de carvão na outra. Finalmente, o último porta-joias possui um pedaço de carvão em cada gaveta. Infelizmente não há como distinguir as três pérolas e você só saberá que possui as Pérolas Gêmeas pelo fato de estarem no mesmo porta-joias. Um último aviso: você só poderá abrir mais uma gaveta e, caso erre, os três porta-joias se autodestruirão eliminando os seus conteúdos.
Após ler a carta, Eva Solferino deve decidir o que fazer para encontrar as Pérolas Gêmeas. Explique, por meio do cálculo de probabilidades, qual a decisão Eva deve tomar para aumentar as suas chances de alcançar o seu objetivo.